Governadora participa da festa do padroeiro de Touros

Foco Sertanejo
By -

 

A Governadora Fátima Bezerra dedicou a tarde do primeiro dia do ano de 2022 para renovar seus votos de fé e esperança e prestigiar o Divino Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro da cidade de Touros (RN), na região do Mato Grande. A tradicional procissão ocorreu neste sábado, dia 1º, e é o momento mais esperado pelos moradores da cidade que está em festa desde o dia 22 de dezembro, se encerrando neste domingo, com a realização da Santa Missa pelo arcebispo arquidiocesano Dom Jaime Vieira Rocha.

 

“Nesses últimos dois anos temos vivido tempos difíceis, tempos de dor. Mas também temos vivido tempos de superação. Por isso que nesse momento, primeiro dia do ano de 2022, a primeira coisa que a gente tem que fazer é olhar para Bom Jesus dos Navegantes, agradecer, e expressar nossa solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos em decorrência da pandemia. Nós temos que pedir ao Bom Jesus que conforte o coração deles, e ao mesmo tempo olhar o presente e para o futuro que chegou”, declara Fátima Bezerra. E completa: “Lembremos do Papa Francisco: nós devemos cuidar de todos e de todas, mas principalmente dos mais humildes. É assim que a Igreja deve agir, é assim que o governo deve agir. O mundo, mais do que nunca, está precisando de paz, de amor e de união”, diz emocionada com a festa: “A gente vê a religiosidade do nosso povo se expressar de forma tão bonita, renovando a nossa fé, a nossa crença”.


 

A celebração do Divino Bom Jesus dos Navegantes, patrimônio histórico e cultural de fé e religiosidade, este ano tem o tema “Abre teus braços, Ó Bom Jesus, os teus filhos proteges do alto da cruz”, e o lema é: “o Senhor te livrará de toda angústia”, bem propício ao momento de superação ao qual fez referência a governadora Fátima Bezerra.

Neste 2022, a procissão voltou a ocorrer de maneira tradicional, a pé, com a imagem do padroeiro e de Nossa Senhora dos Navegantes percorrendo as principais ruas da cidade, e encerrou-se diante da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, que foi construída em meados de 1798, e em 02 de janeiro de 2013 tornou-se Santuário.

O pároco do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, padre William Lamark, anunciou o desejo de reconstruir o Centro Pastoral João Paulo II, que se encontra em ruínas. A intenção é transformá-lo num prédio com três andares, inclusive com auditório, sala de ex-votos e museu.

Após a procissão, a governadora Fátima Bezerra visitou o prefeito da cidade, Pedro Filho, com quem conversou sobre o projeto de Feiras da Agricultura Familiar, também sobre o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), que será implantado na cidade com uma das unidades, e sobre o financiamento para proprietários de pequenos negócios da cidade de Touros, um investimento de R$ 329,2 mil injetados na economia da região, através da AGN-RN.

Também estiveram presentes os secretários de Estado Íris de Oliveira (Sethas) e Jaime Calado (Sedec), este último representando a senadora Zenaide Maia; o diretor-presidente do DER, Manoel Marques; a secretária Municipal de Turismo, Ana Matilde; o vereador Fabinho da Petrobrás; os padres Gilvan Bezerra, de Guamaré, e Vicente Neto, de Santa Cruz; e o seminarista João Pedro.

FOTOS: Sandro Menezes

Assecom-RN.





      Nas Terças e Quintas Feiras das 16 as 18 horas


#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!