Governo do RN se destaca em Fórum de Reitoras e Reitores da Abruem em Mossoró

Foco Sertanejo
By -

 

Promovido pela Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais, o Fórum Nacional de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) volta a ser sediado no município de Mossoró entre os dias 18 e 21 de outubro. Em sua 70° edição, o  Fórum  tem como tema geral “A capilaridade do Ensino Superior Brasileiro: fortalecimento e reconhecimento das Universidades Estaduais e Municipais no Sistema Nacional de Educação”.

 

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e titular do Conselho Deliberativo da entidade, Cicília Maia, expressa grande alegria em sediar o Fórum da Abruem. "É uma oportunidade única reunir reitoras e reitores de todo o país aqui em Mossoró pela segunda vez, discutir e compartilhar experiências sobre os desafios e as perspectivas do ensino superior, mostrar os avanços da nossa UERN. Além disso, fortalecer a parceria entre as instituições de ensino superior estaduais e municipais para promover a qualidade e a inovação na educação", ressalta.

 

Representando a governadora Fátima Bezerra, a reitora destacou as conquistas da UERN nos seus 55 anos, além de relembrar a contribuição da governadora ainda como deputada e senadora e agora, como chefe do Executivo  para a Universidade se tornar cada vez maior, transformando a vida de tanta gente em todo o Estado.

 

"Sempre levantou a bandeira da educação em sua trajetória. Ainda deputada e posteriormente no Senado, já defendia a Uern e a educação pública, gratuita e de qualidade. Sempre compreendeu e defendeu o papel das universidades estaduais em interiorizar o ensino superior e oportunizar o acesso a estudantes que dificilmente teriam condições de estudar em capitais. Também indiquei emendas importantes visando a melhoria de infraestrutura e aquisição de equipamentos para a Uern", destaca Cicília.

 

Para o presidente da Abruem, professor cearense Odilon Máximo de Morais (reitor da Universidade Estadual de Alagoas), o evento é uma oportunidade aprofundar as discussões acerca da importância e a capilaridade que as universidades estaduais e municipais exercem"além da necessidade dessa união para a construção de um sistema nacional de educação onde essas instituições possam ter o financiamento e o apoio do Governo Federal, garantindo a transformação de milhares de vidas através do sistema de ensino superior", disse. Ele também mostrou-se feliz com a contribuição que o Governo do Estado tem dado para o crescimento da UERN, reforçando que é desta forma que devem se comportar todos os governos, pois quem ganha são as famílias.

 

Presente ao evento, o diretor presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, Gilton Sampaio, falou da importância da realização do evento no Estado. "Como presidente da Fapern me sinto honrado em estar aqui na nossa UERN, não só representando o Governo, mas a nossa Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão que tem apoiado a UERN desde o início da atual gestão. É um evento estratégico e é importante trazer reitores e reitoras de todos os estados para conhecer nossa realidade, mas também para conhecermos as experiências deles", disse Gilton.

Além dos já citados, também participaram da abertura do Fórum: a secretária adjunta da SEEC, Cleonice Kozersk; o vice-reitor da Uern, Francisco Dantas;  o deputado Federal Fernando Mineiro, representando a Assembleia Legislativa, as deputadas Isolda Dantas e Divaneide Basílio;  a diretora em exercício da Faculdade de Letras e Artes da UERN, Iara Carneiro.

 

O Fórum

 

O 70º Fórum da Abruem, sediado pela segunda vez em Mossoró, é realizado semestralmente e reúne reitoras e reitores de todo o país, para o compartilhamento de experiências e o fortalecimento do diálogo entre as instituições de ensino superior e a troca de conhecimentos e a busca por soluções conjuntas contribuirão para o avanço do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação no Brasil.

 

Atualmente com 47 universidades associadas, em 22 estados brasileiros, a Abruem representa um importante espaço de diálogo e colaboração para as instituições de ensino superior.

 

A Abruem tem desempenhado um papel fundamental na promoção e fortalecimento do Ensino Superior no Brasil, sendo uma defensora ativa dos interesses e necessidades das universidades estaduais e municipais, buscando promover a equidade e a qualidade na educação superior.

 

A programação seguirá nos dias seguintes com encontros das Câmaras Técnicas e debates no Garbos Hotel.


Foto CARLOS COSTA--

Assecom-RN


Quartas e sextas feiras das 18 as 19 horas na We Rádio A Voz do Sertão


#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!