Governo do RN firma parceria com prefeitura para fortalecer bordado de Timbaúba dos Batistas

Foco Sertanejo
By -

 


Em mais uma parceria com os municípios para gerar emprego e garantir renda para a população, a governadora Fátima Bezerra assinou neste sábado (09) a Ordem de Serviço para construção de dois galpões industriais destinados a fomentar o bordado, principal atividade econômica de Timbaúba dos Batistas, localizada a 285 km de Natal, na região do Seridó do Rio Grande do Norte.

 

Na mesma solenidade, a governadora entregou ao prefeito Ivanildo Albuquerque Filho as licenças ambientais emitidas pelo IDEMA para execução de diversas obras da prefeitura, entre elas uma escola com nove salas de aula, uma creche, o terminal rodoviário e obras de infraestrutura hídrica.

A governadora destacou a importância dos galpões para o projeto de ampliação do bordado da cidade, que tem uma característica peculiar: as peças são feitas em máquinas de costura de pedal, sem uso da informática.

 

“Desde quando o prefeito Ivanildo me apresentou essa reivindicação dos galpões, fizemos todo o esforço possível para torná-los viáveis, porque é um investimento muito pertinente, tanto que já existem empresas demonstrando interesse em investir no município. Esses galpões vão dar melhor suporte às nossas bordadeiras. Teremos melhor infraestrutura para que elas, com a habilidade e o talento que têm, possam avançar cada vez mais”.

 

O investimento é de R$ 500 mil reais. Cada um dos galpões vai abrigar 40 pessoas que poderão trabalhar com segurança e conforto. O prefeito Ivanildo Filho disse que os galpões, além de oficinas de costura, servirão de showroom e de apoio logístico para o artesanato local. E adiantou que a próxima parceria da prefeitura com os governos estadual e federal será para a construção de casas populares no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida. “No primeiro mandato construímos o conjunto José Damasceno; no segundo, o Timbaúba de Todos. Agora, já temos área desapropriada para fazer a parceria com a Caixa Econômica Federal”.

Timbaúba dos Batistas está inserida na “Rota do Bordado”, juntamente com Caicó e outras dez cidades da região. As bordadeiras conquistaram há dois anos um certificado de qualidade – o “Bordados de Caicó” –, um Selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O selo é um diferencial para abrir novos mercados para o artesanato potiguar.

No município, segundo estimativa do Sebrae/RN, 800 pessoas – o equivalente a um terço da população – vivem do bordado, sendo na grande maioria, mulheres.

 

Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura

 

Também neste sábado (09), a prefeitura de Timbaúba dos Batistas, ao lado da governadora Fátima Bezerra e dos gestores da Secretaria Extraordinária da Cultura e da Fundação José Augusto, entregou a premiação dos projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), programa federal de incentivo à cultura. Timbaúba dos Batistas é o primeiro município do Rio Grande do Norte a entregar essa premiação.

 

Em consequência da pandemia, o setor cultural viveu uma crise econômica que limitou o setor. Em razão disso, foi aprovada a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195), de 08 de julho de 2022, que passou por uma série de dificuldades para sua implementação, tendo sido finalmente referendada em fevereiro de 2023. Timbaúba dos Batistas recebeu recursos desta lei para artistas e artesãos. Na ocasião, dois artistas da terra foram homenageados, dando nome aos editais. Foram o Edital 01/2023 – José Raimundo de Almeida, da área do audiovisual, com seis projetos premiados, e o Edital 02/2023 – Maria Aparecida do Nascimento, das demais áreas culturais, que contemplou 22 artesãos e artistas. O evento também contou com a participação dos familiares dos homenageados.

FOTO: Raiane Miranda

Assecom-RN.




Quartas e Sextas feiras das 18 as 19 horas na Web Rádio A Vox do Sertão 


#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!