Idema realiza atendimento na Expofruit, em Mossoró

Foco Sertanejo
By -


 O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema está presente em mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, na Estação das Artes, em Mossoró. A abertura aconteceu na noite dessa quarta-feira (23), com a presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra, demais autoridades, secretários, empresários e sociedade civil.

A Expofruit 2023 tem como tema central “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”. Atuante no mercado desde 1993, a Expofruit reúne os setores público, privado e acadêmico com o objetivo de movimentar a fruticultura tropical do país, sendo um agente facilitador no caminho de novos negócios.

Durante a abertura do evento, o Idema entregou a Licença de Operação (LO) para a Agrícola Famosa, maior empresa de exportação em fruticultura do Rio Grande do Norte. Além desta, outros empreendimentos receberam o licenciamento: Nutriforth (revenda de defensivos agrícolas), em Baraúna, e Sociedade Agrícola Bela Flor (agricultura irrigada), no município de Assu.

“Temos uma participação muito focada na autorização desses empreendimentos que se encontram aqui na Exposição. Faz parte da nossa missão, enquanto órgão licenciador, fomentar o setor de fruticultura e fazer o melhor para aprimorar a atividade. É uma alegria darmos continuidade ao licenciamento ambiental dessas empresas, pois é uma garantia do fortalecimento de nossa economia, aproveitando as potencialidades regionais em consonância com a Legislação Ambiental”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

Um dos contemplados foi Vicente Neto, da Sociedade Agrícola Bela Flor, que relatou um pouco da experiência do empreendimento. “Transformamos uma área que era bastante degradada ambientalmente. Fizemos o levantamento e o reflorestamento da reserva legal da propriedade, e, atualmente, temos produção de melão, melancia, banana, frutas para importação e exportação, além de uma área de APP que antes não existia. Trabalhamos com mão de obra local, fator importante quando falamos em desenvolvimento de uma região”, disse Vicente.

No estande do Idema, aberto aos visitantes da Feira, é possível tirar dúvidas, dar entrada e consultar processos e adquirir materiais informativos. O local abriga uma equipe de técnicos para atender o público e mostrar a atuação do órgão, bem como suas iniciativas no setor de agricultura irrigada, além de outras atividades e competências.

O coordenador de Meio Ambiente do Idema, Jozivan do Nascimento, comentou sobre a participação do Instituto na Expofruit 2023. "Como órgão de controle, não podemos ficar distante do setor produtivo. As cadeias do petróleo, da fruticultura e do sal são fundamentais do ponto de vista fiscal do Estado. A estimativa é de que a nossa área de agricultura irrigada dobre, haja vista a abertura e ampliação de mercados na Ásia, no Oriente Médio. Por isso, o órgão tem que se aproximar institucionalmente desses produtores para que eles venham todos para a regularidade ambiental e possam expandir, ainda mais, seus negócios", comentou.

Representam o órgão ambiental na Exposição, representantes do Núcleo de Atividades Agropecuárias (NAGRO), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Núcleo de Aquicultura e Salinas (NAS), Posto Avançado de Mossoró (ECOE) e Diretoria.

“A feira é o momento em que toda a cadeia produtiva está presente apresentando seus produtos, mostrando as novidades para o setor, as novas tecnologias, as tendências e fazendo negócios. O Núcleo Agropecuário do Idema vem se fortalecendo ao longo dos anos e tem dado resultados positivos para esse segmento da economia sustentável, disse o supervisor do Nagro/Idema, Sennyone Pimenta.

A programação segue até a noite desta sexta-feira (25).

Expofruit

Completando 30 anos de realização, a Expofruit, que é considerada o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil, segue conquistando a atenção de grandes investidores e alavancando a economia do Rio Grande do Norte.

A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações, e que atualize os produtores sobre as novidades da cadeia produtiva da fruticultura.

A Expofruit 2023 é uma realização do COEX – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) e conta com a promoção da PromoExpo.  A feira tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, Banco do Nordeste, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Também possui o apoio do Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Companhia Docas do RN, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Notícias Agrícolas.







#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!