Codern planeja dragagem do Rio Potengi para facilitar acesso ao Porto de Natal

Foco Sertanejo
By -

 

Nesta segunda-feira, 17 de julho, o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, anunciou que o órgão está prestes a realizar um estudo de dragagem no Rio Potengi, visando aumentar a profundidade do canal e facilitar a entrada de embarcações no Porto de Natal.

Ubarana explicou que a última dragagem do Rio Potengi foi realizada em 2012 e, devido ao longo intervalo desde então, o rio vem sofrendo assoreamento, resultando em alguns pontos com dificuldade de navegação.

Para resolver essa questão, a Codern planeja realizar o estudo hidrográfico, conhecido como batimetria, com previsão de início até o final de julho. Uma vez concluído o estudo, o próximo passo será elaborar o projeto de dragagem, que objetiva remover os sedimentos acumulados no fundo do rio.

O diretor destacou, em entrevista à rádio 91 FM, que a Codern tem dois planos em vista. O primeiro é um projeto de pequena escala, focado em resolver os pontos mais críticos do canal, com um custo aproximado de R$ 12 milhões e execução em curto prazo. Já o segundo projeto é de longo prazo e exigirá apoio ministerial, devido ao orçamento estimado em até R$ 150 milhões.

A Codern atuará em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). O estudo que dá início ao projeto tem previsão de conclusão de 45 dias.








#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!