POLITICA: Pré-candidatos de direita têm desempenho pífio na disputa em Natal, segundo Exatus

Foco Sertanejo
By -

 

Os pré-candidatos a prefeito de Natal ditos de direita não têm conseguido obter bons resultados nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo INSTITUTO EXATUS/AGORA RN em 2023. Embora ainda falte um ano e cinco meses para as eleições municipais, o ano pré-eleitoral é visto como importante na configuração de acordos para possíveis candidaturas, bem como para a organização de nominatas e acompanhamento de desempenhos dos pré-candidatos junto à população.

Na primeira pesquisa divulgada pelo AGORA RN em 2023, no dia 31 de janeiro, o primeiro nome de direita que aparecia na lista era o do policial reformado Wendel Lagartixa, que ficou em quinto lugar, sendo lembrado por 4,47% dos entrevistados naquela ocasião.

O PM chegou a ser eleito o deputado estadual mais votado da história do RN, com 88.262 votos, mas não assumiu o mandato após ter seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Abaixo do PM na lista apareceu o nome do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 2,82%. Paulinho tem tentado viabilizar sua pré-candidatura e busca o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Álvaro Dias, que não poderá ser candidato à reeleição no ano que vem, tem feito mistério sobre o nome que deverá apoiar para ser seu sucessor no próximo ano.

Também com perfil de direita, o comunicador Bruno Giovanni (BG) surgiu com 1,26% das intenções de voto na mesma pesquisa. O levantamento entrevistou presencialmente 1.030 pessoas nos dias 27 e 28 de janeiro. A margem de erro foi de 3 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Os nomes que ficaram no topo da lista naquela ocasião foram do “candidato de Álvaro Dias” (22,82%), do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 17,18% e o da deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%. Em quarto lugar ficou o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 5,24%.

Já no segundo levantamento feito pelo INSTITUTO EXATUS/AGORA RN, em abril passado, o desempenho dos nomes de direita seguiu em baixa. Entre todos os pré-candidatos apresentados na pesquisa estimulada, o melhor colocado foi Paulinho Freire, lembrado por 3,71% dos entrevistados.

Embora faça parte do União Brasil, partido que tem três ministérios no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulinho diz ser oposição à gestão petista em âmbito federal.

Ainda em relação à pesquisa divulgada em abril, outros dois nomes com perfil de direita citados foram o do comunicador Bruno Giovanni (0,95%) e o do vereador pelo PSDB Kleber Fernandes (0,67%).

Os mais bem colocados naquele levantamento foram Carlos Eduardo (23,19%), “candidato de Álvaro Dias (17,11%) e Natália Bonavides (9,22%). A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de abril de 2023, com 1.052 entrevistados. A margem de erro era de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O mais recente levantamento realizado pelo EXATUS a pedido do AGORA RN foi divulgado na última quarta-feira 24.

Mais uma vez, os pré-candidatos da direita não tiveram bons resultados, mas verificaram um leve crescimento em relação aos dois primeiros levantamentos.

Nessa última pesquisa o pré-candidato de direita mais citado pelos natalenses foi o senador Styvenson Valentim (Podemos), que foi o quarto mais lembrado, com 7,71%. Crítico dos governos do PT em âmbitos nacional e estadual, o parlamentar tem posições claras em favor da direita, mas não é tão claro assim quando o assunto é eleiçã

Em recentes entrevistas concedidas por Valentim, ele não descartou disputar a Prefeitura do Natal no próximo ano, embora também já tenha dito que quer concorrer mais uma vez ao cargo de governador do RN, a exemplo do que fez em 2022, quando terminou a disputa em terceiro lugar, atrás da governadora Fátima Bezerra (PT) e do ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD).

Diante da derrota no ano passado, Styvenson abandonou o discurso da suposta imoralidade no uso de dinheiro público em campanhas eleitorais e já disse reiteradas vezes que irá “lutar com todas as armas” que os demais políticos usam.

Ainda na pesquisa divulgada em maio, o nome de Paulinho Freire, com 4,57%, veio em seguida ao de Styvenson. Mais abaixo (em 9º lugar), o bolsonarista General Girão foi citado por 1,43%, apesar de ter lançado sua pré-candidatura apenas no fim de semana anterior à divulgação do levantamento.

Fonte: Agora RN



LAJES RN





#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!