Governadora do Estado celebra democracia no 7 de setembro

 

Um bom público acompanhou na manha deste sábado (7), na Praça Pedro Velho, em Natal, o desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, tradicional em todo o país, que encerrou a programação da Semana da Pátria 2024 com a participação de militares das Forças Armadas, Forças de Segurança do RN e de estudantes das escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte auxiliou a organização da solenidade coordenada neste ano pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A governadora Fátima Bezerra destacou a imensa importância da data cívica. "Neste 7 de setembro celebramos nossa independência reafirmando o compromisso com o Brasil, com democracia, paz e justiça social. A União, a parceria firme com o governo federal, tem sido fundamental para colocar o Rio Grande do Norte no rumo certo, avançando cada vez mais em áreas essenciais, como educação, saúde, segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Juntos estamos construindo um presente e um futuro cada vez mais justo, inclusivo e próspero para o povo potiguar”, enfatizou a chefe do executivo estadual.

NOVAS VIATURAS



O desfile cívico-militar contou com mais de 4 mil pessoas participando, representando escolas públicas, escolas particulares, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e Guarda Municipal.

Da segurança pública estadual, participaram do evento e desfilaram para o público cerca de 300 policiais militares, 300 bombeiros e 30 policiais civis."Este evento não é apenas uma celebração da independência do Brasil, mas também um momento de união entre a população e as forças de segurança", disse o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo.

Um dos grandes destaques do desfile deste ano foi a apresentação das novas viaturas - carros, motos, caminhões - recebidas pelo Governo do RN com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, emendas parlamentares e contrapartida da gestão estadual para serem utilizadas pela Polícia Militar, Policia Civil, e Corpo de Bombeiros.

Abrindo o desfile das escolas estaduais, destaque também para a guarda de honra com estudantes das escolas Judith Bezerra de Melo e o Cenep, conduzindo as bandeiras históricas. A rede estadual de Educação participou do desfile cívico com 700 estudantes, de 10 escolas estaduais. Desfilaram também oito escolas privadas com 620 estudantes e três escolas da rede municipal de Natal com 200 estudantes.

HISTÓRIA

Em 2024, celebram-se 202 anos do grito "Independência ou Morte", proferido pelopríncipe regente Dom Pedro de Alcântara e Bragança. O Grito da Independência foi eternizado no Hino Nacional e numa pintura do paraibano Pedro Américo. Antes disso, em 9 de janeiro de 1822, houve o Dia do Fico e em junho Dom Pedro convocou uma assembleia constituinte. A Independência foi proclamada em 7 de setembro daquele ano. Meses depois, o então príncipe regente foi coroado primeiro imperador do Brasil.

Representaram o Governo do Estado na cerimônia de desfile do 7 de setembro, o secretário de Segurança (SESED) Francisco Araújo; a secretaria de Educação (SEEC) Socorro Batista; o secretário da Administração Penitenciaria (SEAP), Helton Edir Xavier; a secretaria-adjunta da SEAP, Arméli Brennand; o secretário-adjunto da SESED, Osmir Monte; a delegada-geral da Policia Cvil, Ana Cláudia Saraiva; o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandao; o comandante da Policia Militar, coronel Alarico Júnior; e o comandante do Corpo dos Bombeiros do RN, coronel Luiz Monteiro.
 

Assecom-RN