Esta caminhada é, antes de tudo, ato de amor e solidariedade". A declaração é da governadora Fátima Bezerra e foi proferida na abertura da "Caminhada da Mãe Potiguar" que aconteceu na manhã desta sábado, 13. Este ano foi a oitava edição do evento idealizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e que tem o Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) como principal apoiador.
"É um evento que cuida da saúde e promove a doação de alimentos para quem mais precisa, beneficiando mais de 30 instituições e ainda apoia o programa "Amigo do Peito" que arrecada doação de leite materno para bebês que não podem ser alimentados por suas mães. Portanto, venho aqui para prestigiar e valorizar esta iniciativa que promove a saúde e o bem-estar", afirmou Fátima Bezerra.
Para realizar as inscrições os participantes doaram alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições carentes, além de potes de vidros com tampa plástica que serão entregues aos bancos de leite no Estado. Foram arrecadadas 5,8 toneladas de alimentos que serão doadas a 31 instituições, beneficiando 6.242 pessoas.
"Caminhada da Mãe Potiguar" também abre oficialmente a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que acontece anualmente com atividades como cursos e treinamentos, dentro da programação comemorativa do Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado no dia 19 de maio. A ação busca ainda a reflexão sobre temas envolvendo a saúde da mulher e do bebê e alertar sobre a importância da doação de leite materno e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Agora na sua oitava edição a caminhada já se tornou uma tradição no sábado que antecede o Dia das Mães. E esse ano mais uma vez está sendo realizada e a gente considera esse evento muito importante. Estão de parabéns os organizadores, as instituições que receberão a doação dos alimentos não perecíveis, e além disso tem a conscientização para o aleitamento materno e a ação importante do Corpo de Bombeiros nesta missão”, disse a secretária de Mulheres, Olga Aguiar.
O leite doado é prioritariamente destinado aos bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o principal alimento para o bebê, contribuindo inclusive para a redução da mortalidade infantil. Nenhum outro alimento tem todos os nutrientes que o leite materno oferece.
As crianças amamentadas exclusivamente com leite materno desenvolvem menos alergias, infecções, doenças respiratórias e diarreicas. A taxa de mortalidade por doença diarreica também é um dos indicadores utilizados no Pacto pela Vida 2006 tendo como meta a redução em 50% dos óbitos ocasionados por essa patologia.
Também participaram do evento a secretária de Saúde do RN, Lyane Ramalho, a secretária da Semjidh, Olga Aguiar e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Monteiro.
AÇÃO DO CBMRN NA COLETA DO LEITE MATERNO
O CBMRN realizou 849 atendimentos de coleta de leite materno através do Programa “Bombeiro Amigo do Peito”, somente em janeiro e fevereiro de 2023, na Região Metropolitana de Natal. Os atendimentos resultaram em 608,1 litros de leite coletados e 453 litros distribuídos para 749 mães, nos dois primeiros meses deste ano. São recolhidos, mensalmente, entre 250 a 300 litros de leite materno, de acordo com a assessoria do CBMRN.
Criado em 2002 pelo CBMRN, o Programa “Bombeiro Amigo do Peito” tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.