Biden e Von der Leyen querem evitar concorrência prejudicial sobre transição energética

 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se comprometeram nesta sexta-feira (10) a evitar que ambas as economias entrem em uma concorrência prejudicial na corrida pela transição energética, para a qual devem chegar a acordos sobre certos metais e ajudas públicas.

O principal tema do encontro entre ambos os líderes na Casa Branca foi a Lei de Redução da Inflação (IRA, na sigla em inglês), um grande plano de estímulo de energia limpa lançado por Biden, que contempla créditos fiscais para a compra de veículos elétricos, cujos efeitos preocupam os europeus.

Para acalmar estes temores, prometeram em um comunicado publicado ao fim da reunião "iniciar de imediato negociações sobre um acordo específico de minerais críticos" para a transição energética.

"Hoje concordamos em trabalhar para que as matérias-primas críticas provenientes ou processadas na União Europeia entrem no mercado dos Estados Unidos como se fossem provenientes do mercado americano", declarou Von der Leyen a repórteres após a reunião.