A sessão solene ao Dia Estadual da Caridade aconteceu nesta quarta-feira (16), no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e fez parte da programação especial que marca a abertura do ano jubilar dos 120 anos de morte do potiguar padre João Maria Cavalcanti de Brito. Na ocasião também houve o descerramento da placa que ficará na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em homenagem ao padre.
A data de 16 de outubro como Dia Estadual da Caridade entrou no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte e foi instituída na Casa Legislativa pela Lei 11.861 de 2024, de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Ela será celebrada anualmente com a promoção de campanhas e eventos que estimulem a doação e o voluntariado.
“Nosso Rio Grande do Norte é repleto de exemplos inspiradores de homens e mulheres que dedicam a vida à caridade, seja por meio de voluntariado ou de outros gestos que fazem a diferença. Hoje homenageamos cada uma dessas pessoas que constroem um legado de amor e esperança. Além disso, o Dia Estadual da Caridade foi criado para honrar a vida plena de um ícone, padre João Maria, no qual a caridade e o carisma o tornaram uma figura amada e respeitada por todos”, disse Ezequiel Ferreira.