Conhecia profundamente a história de Fernando Pedroza desde os primeiros moradores do povoado, criação da Vila de São Romão, Distrito e posteriormente Cidade, tendo sido Seu Anilton Souza um dos incentivadores da emancipação política do município na primeira, segunda e terceira tentativa bem sucedida quando emancipou-se de Angicos em 26 de junho de 1992.
Fernando Pedroza perde um dos seus filhos mais ilustres; grande historiador, contabilista por formação, funcionário estadual aposentado e produtor rural do município que tanto amava e sempre que possível estava presente. Atuante na política, foi um grande amigo do primeiro prefeito da cidade, José Salviano da Cruz, e também da atual prefeita Sandra Jaqueline, apoiador da sua primeira e segunda eleição.
Seu Anilton foi um grande mestre, professor, contador, historiador e profundo conhecedor da história de Angicos e Fernando Pedroza e do Sertão do Cabugi. Uma verdadeira enciclopédia viva com quem tivemos o privilégio de ter muito aprendizado ao longo do convívio com sua valiosa companhia e amizade. Parte da história de Fernando Pedroza se foi junto com seu Anilton Souza diante de sua partida.
A Prefeitura de Fernando Pedroza através da Prefeita Constitucional, Sandra Jaqueline Jota Ribeiro, diante da importância e atuação do Sr. Francisco Anilton de Souza pela grande relevância na história e criação do município, decretou Luto Oficial de 03 dias e Ponto Facultativo nesta quinta-feira, 05 de setembro de 2024. O Poder Executivo Pedrozense externa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos pela partida do tao estimado mestre e historiador Anilton Souza.
Gabinete da Prefeita | Fernando Pedroza/RN, 04 de setembro de 2024.
Fonte: Tribuna do Cabugi
Da Nossa Redação
Conheci o professor Anilton Souza, através do professor Edivan Secundo Lopes ex prefeito de Lajes de saudosa memória.
Professor Anilton era um ser humano extraordinário amante da sua Fenando Pedroza, foi ele um dos batalhadores pela emancipação do seu município.
Homem inteligente dedicado as coisas do campo.
Descanse em paz conterrâneo !!