A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta sexta-feira (05) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Líder Comunitário no Estado. O evento foi uma proposição da deputada estadual Terezinha Maia (PL) e contou com a presença do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB).
"A Assembleia presta essa justa homenagem àqueles que dedicam suas vidas a ajudar e a servir suas comunidades. Esses verdadeiros heróis, sem remuneração, sem alarde e sem reconhecimento, sem dia e sem hora, muitas vezes somente com a força da boa-vontade, costumam trabalhar incansavelmente para garantir que as pessoas ao seu redor tenham a oportunidade de viver uma vida melhor", disse a parlamentar durante seu discurso.
Ainda de acordo com a deputada, "em tempos em que poucos se dispõem a lutar por interesses além dos daqueles de seu ciclo pessoal e familiar, os líderes comunitários são aqueles que se importam mais com o sucesso da comunidade do que com o sucesso pessoal. Eles são aqueles que trabalham duro para resolver os problemas locais, buscam soluções e lideram pelo exemplo."
Já o deputado Ubaldo Fernandes, que chegou a ser presidente do Conselho Comunitário do bairro das Rocas por três oportunidades, disse que este era um momento de “alegria e gratidão”, quando o Parlamento “reconhece a luta incansável daqueles que militam no movimento social”. “O maior orgulho da minha vida é estar aqui como deputado, mas oriundo deste movimento. O que vocês fazem hoje, fiz por muitos anos. Lutem muito por suas comunidades que sua população reconhece. A caminhada é longa, mas sempre reconhecida. Tenho muito o que agradecer ao movimento comunitário, movimentos sociais. Vocês são os verdadeiros representantes do povo. Vocês fazem acontecer”, disse o tucano.
O presidente da Federação das Entidades Comunitárias e Associações Potiguares, Fernando Luiz, discursou em nome dos demais homenageados. Nas suas palavras, listou uma série de dificuldades que os líderes comunitários enfrentam diariamente e cobrou mais atenção do poder público com as reivindicações da categoria. “Problemas nós temos muitos, questões sociais não resolvidas. Na verdade, somos vereadores sem mandato e sem dinheiro”, relatou.
Estiveram presentes na solenidade ainda a vice-prefeita de Natal, Aila Cortez (PDT); o consultor geral do município de Natal, Genildo Pereira – representando o prefeito Álvaro Dias (Republicanos); o vereador Eribaldo Medeiros (PSB), representando a Câmara Municipal de Natal, o diretor-geral da Confederação Nacional das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias do Brasil, Italo Ricardo Leite Rocha; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Caiada, Jalmir Flavio da Silva.
Confira abaixo a lista de homenageados pela ALRN na sessão solene: