Augusto Severo recebe homenagem no Complexo Cultural Rampa

Foco Sertanejo
By -

 

Uma homenagem histórica ao político e inventor potiguar Augusto Severo foi realizada pelo Governo do Estado na tarde desta quinta-feira (12), às margens do Rio Potengi, no Complexo Cultural Rampa, localizado no bairro de Santos Reis para relembrar os 120 anos do encantamento do pioneiro da aviação mundial.

Convidados, artistas, imprensa e autoridades prestigiaram a solenidade que contou a presença do advogado Armando Holanda que representou a família de Augusto Severo.

A Governadora Fátima Bezerra destacou que, apesar de Augusto Severo receber inúmeras homenagens ao longo da história, é necessário preservar a memória deste importante personagem norte-rio-grandense: “É por isso que estamos aqui mostrando a biografia do inventor do revolucionário dirigível Pax neste Complexo Rampa que está sendo revitalizado e tem como objetivo preservar a memória e o patrimônio do Rio Grande do Norte. E destaco aqui o trabalho importantíssimo do nosso Vice-Governador Antenor Roberto que resolveu inúmeras pendências para regularizar a cessão do prédio da Rampa junto ao Governo Federal”, frisou.

O evento celebrativo foi iniciado com a abertura musical do instrumentista Joedson Silva e da Banda da Policia Militar que interpretaram clássicos da música potiguar como “Royal Cinema” e “Serenata do Pescador”.

Alunos da 5ª série da Escola Municipal Augusto Severo, de Macaíba, interpretaram o Hino “Augusto Severo” para celebrar a memória do potiguar visionário que morreu em Paris em 1902 realizando o sonho humano de voar.

 Hino e Livro

Durante a solenidade ocorreu o lançamento do livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”. O projeto Rampa – arte museu paisagem é apoiador da publicação, já que a curadoria tem como um de seus conceitos geradores o verbo “voar” e, portanto, encontra em Augusto Severo importante inspiração.

A obra é organizada pela jornalista, pesquisadora e artista plástica Ângela Almeida, pelo jornalista, escritor e editor de livros Helton Rubiano, pelo designer e artista visual Rafael Campos e pela publicitária, designer e fotógrafa Michele Holanda. Publicado pela EDUFRN – Editora da UFRN, o livro possui mais de 90 páginas repletas de arte, memórias e história.

Duas obras artísticas marcaram a cerimônia: a mostra “Coragem e Voar”, do potiguar João Natal, que apresenta malas simbolizando o desejo das viagens aéreas; e a escultura “Fundamentum Lapis” do artista paraibano José Rufino, que une criação humana e natureza. O evento apresentou no encerramento uma projeção mapeada narrando a trajetória de Augusto Severo, produzida pelo artista Wilberto Amaral.

 Cultura e Turismo

“Um dos guardiões do Rio Potengi, o Complexo Cultural Rampa agora projeta novos voos. Um sonho que também é vivido com a mesma ousadia que impulsionou Augusto Severo aos céus. Teremos nesse lugar, em breve, um espaço de arte contemporânea que trará ainda mais vitalidade para a cena cultural do nosso estado. Aqui acontecerá o casamento perfeito entre a cultura e o turismo. No início do século XX, Natal foi rota obrigatória dos grandes exploradores aéreos, e agora se tornará, no início do século XXI, rota obrigatória para o turismo cultural e para as grandes exibições de arte contemporânea”, ressaltou a Secretária Estadual de Turismo, Ana Maria Costa.

Para o Diretor-Geral da Fundação José Augusto Crispiniano Neto o evento ganha enorme importância por integrar o conjunto de reaberturas de equipamentos culturais empreendidas pelo Governo do Estado desde o ano passado. “Celebrar Augusto Severo no Complexo Cultural Rampa neste 12 de maio é celebrar também o processo de valorização da nossa cultura no qual se insere o resgate do Teatro Alberto Maranhão, Biblioteca Câmara Cascudo, Forte dos Reis Magos e Pinacoteca do Estado que estavam fechados e retornaram para a população”.

A cerimônia teve ainda uma homenagem especial da Governadora Fátima Bezerra a Graco Magalhães, histórico aviador militar e civil que serviu a onze governadores e interventores estaduais no RN.

 

Fotos: Sandro Menezes 

 Assecom/RN





#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!