CPI da pandemia : TCU investiga Governo do Rio Grande do Norte

Foco Sertanejo
By -

 

Documentos enviados pelo Tribunal de Contas da União à CPI da Pandemia apontam que o órgão apura eventuais irregularidades na utilização de recursos federais em 13 estados, entre eles, o Rio Grande do Norte, e 35 municípios.

 Eles se somam aos 48 processos existentes na corte de contas envolvendo órgãos federais. Dentre os estados, o Amazonas lidera em números de processos, com três investigações.

 Quase todas focam na contratação de empresas especializadas no transporte de pacientes com Covid-19. Já em São Paulo, o TCU apura em duas investigações possíveis irregularidades na aquisição de suprimentos e equipamentos médicos, como aventais descartáveis e cotonetes para realização de teste diagnóstico para o coronavírus. Além dos dois estados, também são investigados os governos do Rio Grande do Norte, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

 A maior parte das acusações indica gestão pouco eficiente dos recursos públicos federais, como, por exemplo, a contratação emergencial de leitos. Possíveis superfaturamentos na compra de equipamentos médicos, parte deles com dispensa de licitação, e irregularidades na contratação de empresas também figuram entre as acusações. 

No total, segundo a CNN Brasil, o TCU tem processos de investigação contra 35 cidades brasileiras pela condução da pandemia.

 A despeito dos dados contra estados ou municípios, nenhuma instituição, governo estadual ou prefeitura possui tantas investigações em curso no TCU quanto o Ministério da Saúde. 

São 42 processos no total. As suspeitas pairam sobre uma série de possíveis irregularidades cometidas pelo órgão.


Fonte: Agora RN





#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!